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Ferramentas facilitam busca por orçamentos / Jornal O Estado de São Paulo


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Ferramentas facilitam busca por orçamentos / Jornal O Estado de São Paulo



Alguns cliques foram suficientes para que a articuladora de redes Liane Gutmanis Lira, de 29 anos, fosse procurada por um grupo de encanadores dispostos a resolver um problema de entupimento na pia de sua casa.



Ela se cadastrou há cerca de dois meses em um portal especializado na divulgação de prestadores de serviços para manutenções e reformas prediais.



“A pessoa praticamente faz uma licitação online. Você coloca o que quer, e as empresas vêm até você”, resume. Os sites permitem que usuários descrevam suas necessidades nas mais diversas áreas – da pintura de paredes a reformas de edifícios e construções de galpões. O ambiente online tem ainda espaço para que empresas e profissionais criem perfis e, quando interessadas, se candidatem a atender às demandas do consumidor.



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Antes de aderir à ferramenta, Liane fazia pesquisas nos instrumentos de busca na internet e estabelecia contatos por telefone.



“No site, tudo é concentrado em um lugar. Não se perde tempo ligando de um para outro.” Os portais especializados não têm custos para os consumidores. A remuneração dessas companhias vem da venda, para os prestadores de serviços, do acesso aos telefones e e-mails dos possíveis clientes. Os valores dos pacotes variam de acordo com o número de acessos às informações, o tipo de solicitação e o prazo para o pedido expirar.



O portal Construclick tem quatro planos que variam de R$ 1 a R$ 570 nas 380 categorias de serviços que coloca à disposição de seus usuários. “Funcionamos da mesma forma que as páginas amarelas: os anunciantes mostram o que fazem. Não assumimos a qualidade da obra, apenas colaboramos para isso”, diz o diretor comercial da companhia. Isso porque as atividades finalizadas pelas companhias podem ser avaliadas pelos consumidores, e alguns depoimentos são anexados a pagina de divulgação.



Para que as prestadoras de serviço criem seus perfis no ambiente virtual, elas devem fornecer dados de registro e postar portfólios de trabalhos anteriormente realizados.



Diretor comercial da empresa especializada em reformas, Francisco M. considera importante a atuação organizacional no sentido de enfatizar a credibilidade no mercado. “O cliente já vem com a ideia de fechar o negócio”, conta. Atua em três portais e aposta em companhas no Google para a prospecção de consumidores.



Cuidados. As facilidades da ferramenta não dispensam, contudo, os cuidados por parte dos clientes, na opinião da coordenadora institucional da Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, Mara Inês Dolci. “É fundamental que a pessoa faça uma busca nos órgãos de defesa do consumidor para ver se não há reclamações contra a empresa.



Por meio do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), dá para ver também se ela existe formalmente.” Maria Inês recomenda ainda que a prestação de serviço seja documentada em contrato, com cláusulas de penalidade em caso de descumprimento.



O fechamento do acordo entre consumidores e profissionais não ocorre pelos sites, mas diretamente entre as partes. As ferramentas buscam apenas aproximar os dois lados e, nos termos de adesão, se isentam de qualquer responsabilidade por inadequações. “Esses serviços novos não estão totalmente isentos. O consumidor acredita neles e é colocado como vitrine para os profissionais”, diz o chefe de gabinete da Fundação PROCON-SP, Carlos Oscarelli. Ele acredita que maus profissionais devam ser banidos do ambiente online. “Na verdade, portais como esses vendem credibilidade”, justifica.



COMO FUNCIONA Para o consumidor Sem qualquer custo, o interessado cadastra-se no portal, descreve o tipo de serviço que deseja e informa o prazo para a execução dessa tarefa Para a empresa A companhia cria um perfil no site, informa referências, posta trabalhos seus e, se quiser, até pré-ofertas - na página há ainda um espaço em que usuários dão depoimentos sobre a qualidade dos serviços já prestados. Feito isso, a empresa é capaz de ver todos os pedidos feitos pelos consumidores, mas somente pode acessar os contatos dos usuários mediante pacotes.



Autor: Gustavo Coltri Fonte: Caderno de Imóveis 1 / O Estado de São Paulo

Data: 9 de setembro de 2012



Veja outras matérias sobre o ConstruClick: Clipping ConstruClick



- Jornal Folha de São Paulo / Caderno de Imóveis Sem indicação, morador pode encontrar pedreiro na Internet

- Revista Arquitetura e Construção / Editora Abril SOS mão de obra

- Revista Construir / Editora Casa Dois Além dos Cliques - Serviços Online



 

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