Preço de Material de Construção
                              Buscar Tipos de Orçamentos:                           Desde 2003 atendendo todo o Brasil

Abaixo estão as notícias e matérias relacionadas à área de construção civil, reforma, decoração e muito mais.

Materias




Lajes podem ser maciças ou pré-fabricadas




Lajes podem ser maciças ou pré-fabricadas
O uso de isopor e argila expandida na execução da laje funciona como bom isolante térmico - Planejamento

Sinônimo de abrigo e proteção, a laje de uma casa tem de ser bem feita para que não vire ameaça ao morador.
Depois de levantadas as paredes do imóvel, à 2,70 metros de altura do piso - medida padrão - é o momento das lajes serem colocadas.
Elas podem ser feitas de dois tipos: maciça e pré-fabricada. Apesar de as pré-fabricadas serem mais caras, o custo com a mão-de-obra, o tempo de execução e o gasto com materiais são bem menores, o que leva muitas pessoas a optarem por esse sistema, que pode sair mais em conta. Existem também as lajes feitas em sapé e em materiais reciclados como as caixas de leite longa vida.
Caso o dono do imóvel opte pelo sistema pré-fabricado de lajes, ele terá de exigir do fabricante um certificado que garanta a qualidade do produto.
Com as paredes prontas, agora é hora de ser montado o cibramento (armação) para encher a laje, mas o cibramento só é feito para segurar as lajes maciças, pois as lajes pré-fabricadas não precisam de armação. "Como as lajes moldadas já têm uma medida padrão e de encaixe, não há necessidade de uma armação para segurá-las", comenta o Engenheiro Civil, Roberto Watanabe.
A estrutura do cibramento é feita com madeiras. "Faz-se um piso com o madeiramento que é seguro por pontaletes", diz.
Para que a estrutura fique bem firme e suporte o peso do concreto da laje, é recomendado que os pontaletes sejam fixados a cada 70 centímetros de distância.
A laje, que é feita de concreto, ferros e tijolos, também ajuda no isolamento térmico e acústico da casa, e serve de proteção contra as chuvas, os ventos e os raios solares. Por isso, fazer uma impermeabilização para que não haja penetração de água e colocar uma cobertura (telhado) é essencial para mantê-la em boas condições. "A laje exposta às várias temperaturas e climas distintos - sol e chuva -, com o passar dos anos pode rachar ou sofrer envergaduras, então, tomar alguns cuidados pode evitar problemas futuros", observa Watanabe.
Para que a casa tenha uma laje com bom isolamento térmico, hoje 'podem ser encontradas no mercado placas de isopor que permitem este isolamento, no entanto, o custo deste material é alto. Um outro meio é a utilização da argila expandida. Ela tem um custo me-
--------------------------------------------------------------------------------------
HÁ TAMBÉM AS LAJES FEITAS EM SAPÉ E DE MATERIAIS RECICLADOS COMO AS QUE UTILIZAM CAIXAS DE LEITE
--------------------------------------------------------------------------------------
nor, porém não muito eficiente como as placas de isopor. "São pedras de barro que, se colocadas numa camada de 10 a 15 centímetros, ajudam bastante como isolante térmico."
Somente um engenheiro pode calcular exatamente qual a quantidade de ferros a ser usada e sua bitola, ou seja, o diâmetro do ferro. "Vai depender do ambiente e o quanto de peso a laje vai suportar. Por exemplo, se for uma loja ou supermercado a bitola terá de ser maior, numa residência pode ser usada uma bitola de menor polegada, diz Watanabe."
Com os ferros, já colocados na transversal, é jogado o concreto em cima. Neste processo de concretagem é recomendado que não se pare pela metade para depois continuar num outro momento, pois a massa nova não irá grudar na massa já seca, e com o passar do tempo aparecerá trincas no local. "E melhor projetar as lajes pequenas com juntas de dilatação térmica para que não aconteça este problema." Feito todo o processo a laje ficará seca, firme e pronta depois de 28 dias.

Karina Cândido
Jornal O Estado de São Paulo
Domingo, 9 de janeiro de 2005


Voltar para matérias

  topo




     Parceiros

FEICCAD: Feira do Imóvel, Construção, Condomínios, Arquitetura e Decoração IAB SP Instituto de Arquitetos do Brasil torpedos Casa & Construção SiteEngenharia CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia Pesquisa de custos de material de construção Comparação de preços de material de construção

     Links Recomendados

     Publicidade:
Reformas, Construção, Orçamentos




                              Buscar Tipos de Orçamentos:                           Desde 2003 atendendo todo o Brasil

Orçamento Grátis de Construção, Reforma, Projeto de Arquitetura e Engenharia

Serviços ConstruClick

Orçamento | Cadastro de Profissionais | Área Restrita | Recomende o ConstruClick | Banners
Suporte | Matérias | Qualidade | Todos os Pedidos Atuais | Comentários | Curriculum

Institucional:

Serviços | Política de Privacidade
Home Improvement Brasil Informação e Tecnologia Ltda.
©Copyright 2003-2014 ConstruClick. Todos os Direitos Reservados.